domingo, 23 de outubro de 2016

Doação de roupas, móveis e utensílios

Em agosto fizemos um post sobre descarte de lixo, vidros, pilhas e medicamentos. Aproveitando que outubro é o mês do reuso na Irlanda, vamos abordar a doação de itens como roupas, móveis e utensílios.

No Brasil são bem conhecidos os brechós. Na minha cidade, ao menos, eu levava minhas roupas usadas, a vendedora avaliava o estado e fazia o preço. Depois eles revendem, com um certo lucro, é claro. Se você quer doar roupa, leva em igrejas ou instituições de caridade, ou até mesmo para aquele seu parente mais carente.

Aqui na Irlanda até já ouvi falar de empresas que compram suas roupas (por quilo), mas nunca fui atrás. O que tem bastante mesmo são as Charity Shops/Curiosity Shops (lojas de caridade), e você doa suas roupas lá. Não ganha um tostão com isso. Todo o dinheiro arrecadado vai para alguma instituição de caridade. Os mais conhecidos são: COPE, Enable IrelandIrish Cancer SocietyNCBIOxfamSaint Vincent de Paul, mas existem muitas outras!
Interior da COPE Galway, na Augustine Street.
Em Galway tem também o GSPCA - Galway Society for Prevention of Cruelty to Animals - e a Madra - Mutts Anonymous Dog Rescue and Adoption. Ambas são entidades beneficentes que lutam contra a crueldade animal, recebem denúncias, recolhem animais de rua e proporcionam novos lares a eles.
*Curiosidade: madra também é a palavra irlandesa (gaélico) para cão!
Fachada da GSPCA charity shop, na Augustine Street.
Estão espalhados pelo centro da cidade, o que facilita a busca. Como eles não visam lucro, para comprar roupa, é super barato. Já comprei um sobretudo de lã por 1! É comum achar roupas novas, com a etiqueta original da loja. É uma ótima alternativa para quem acabou de chegar na ilha, seja a passeio ou para morar, e não tem roupas apropriadas para o frio. A Karine, uma blogueira que mora em Dublin, fez um post sobre brechós na Irlanda alguns meses atrás, e lá tem os preços de alguns itens, confira aqui: http://www.kaentrenos.net/2016/08/como-e-na-irlanda.html

E eles vendem não apenas roupas e calçados, mas também livros, CDs, DVDs, jogos, malas de viagem, vestidos de noiva... em alguns é possível encontrar móveis, brinquedos e utensílios domésticos, em bom estado! Portanto, se tem pra comprar, é porque você também pode doar o mesmo item para eles. Alguns coletam, porém, podem cobrar uma taxa pelo serviço.

Por se tratarem de serviço comunitário, o pessoal que trabalha lá o faz gratuitamente, ou seja, é serviço voluntário, o que é uma boa para quem quer acrescentar algo bacana no currículo. Ajuda bastante como referência para primeiro emprego! Quem tiver interesse em fazer trabalho voluntário em Galway, pode se candidatar indo diretamente no website da charity shop ou pessoalmente no local. Nesse website aqui existem várias vagas para voluntariado nessa e outras áreas: http://www.volunteergalway.ie/

Uma alternativa para doar roupas é levar até um Clothing Bank, que é algo muito parecido com os Bring Banks para descarte de vidros.
Exemplo de clothing banks. Esses ficam em Drogheda, Co. Louth.
Outra opção bem comum é anunciar seus itens, seja nos grupos de Facebook, seja nos sites de anúncios, como Adverts e DoneDeal. Aí a gama de produtos aumenta, pois lá o pessoal divulga bicicletas, carros, instrumentos musicais... porém, geralmente é para venda. O site Free Trade Ireland permite anunciar gratuitamente itens para doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário