quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Passeio pelo condado de Kerry (dia 2)

No post anterior contamos sobre o primeiro dia, se você não leu ainda, corre lá!

Passamos a noite em um B&B (bed and breakfast - uma casa com vários quartos, geralmente suítes, com café da manhã), chamado Douglasha House. Bem simples e confortável, afinal, só iríamos comer, tomar banho e dormir, estava ótimo. Recomendamos muito o local, caso você vá para Killarney, pois é bem próximo da cidade (uns 15 minutos de carro), então os preços são mais baixos comparados a hostels e B&B's mais centrais. A dona também é muito simpática e atenciosa, e o café da manhã foi bem gostoso, com várias opções.

O objetivo do segundo dia da viagem era andar pelo Ring of Kerry, que nada mais é do que uma estrada de 179 km, em formato de anel (ring) contornando boa parte do sudoeste de Kerry.

Acordamos, tomamos café e saímos pelas 9 horas, em direção ao Killarney National Park. Foi o primeiro parque nacional a ser criado na Irlanda, e é muito grande! Inclusive, tem três lagos dentro do parque - os Killarney Lakes - Lough Leane, Muckross Lake e Upper Lake.

Entramos na estrada que dá acesso ao Ross Castle. Esse castelo foi construído no século XV e teve duas grandes reformas/ampliações posteriores. Tiramos algumas fotos, mas não entramos. O castelo fica às margens do Lough Leane, e várias pessoas estavam fazendo os passeios de canoa, porém, estava muito frio e com neblina, não animou a fazer o passeio! Algumas pessoas alugam charretes.
Ross Castle
Lough Leane visto do Ross Castle
Pegamos o carro e fomos adiante, ainda no parque, em Muckross House, uma mansão em estilo vitoriano construída no século XIX, com um jardim imenso ao redor. A casa é margeada pelo Muckross Lake. Pena que parte da casa estava em reforma, com andaimes, o que tira um pouco da beleza externa, mas devia ser muito lindo morar aí! A casa foi doada para o governo e é possível visitar a parte interna, porém é cobrado. Existe outra atração paga chamada Traditional Farms, ou fazendas tradicionais, aonde é possível visitar casas e conhecer o estilo de vida dos fazendeiros irlandeses das décadas de 1930/1940. Conta ainda com estacionamento gratuito, banheiros, restaurante e loja de artesanato/lembranças.
Muckross House
Jardim da casa com vista para o Muckross Lake
A cinco minutos de carro, fomos para uma cachoeira, Torc Waterfall. Há um pequeno estacionamento e a caminhada até a cachoeira é bem curta, apenas 300 metros. Para quem estiver a fim de caminhar, ainda há uma trilha, com vista para o Muckross Lake.
Torc Waterfall
E fomos subindo, até chegar ao Ladies' View. É o lugar ideal para ter uma vista panorâmica do parque, principalmente do Upper Lake! O nome vem das damas (ladies) que aguardavam a visita da Rainha Victoria neste lugar e ficaram impressionadas com a vista (view).
Ladies' View
Deixando o Killarney National Park, mas ainda no Ring of Kerry, fomos almoçar em Kenmare, a 20 minutos do Ladies' View. Tem vários restaurantes e pequenos hotéis e vimos alguns turistas nas ruas. Como é uma cidade pequena (2.175 habitantes) e era domingo de meio-dia, muitos lugares estavam fechados ainda, abrindo lá pelas 15h apenas. Achei muito charmosa e aconchegante a cidade. Se fosse ficar mais tempo, definitivamente passaria a noite em alguma acomodação por lá!
Centro de Kenmare
Continuamos na estrada por mais uma hora até Waterville. Muito menor do que Kenmare (538 habitantes!), porém, tão bonita quanto. Ficou conhecida por ter sido o destino de verão de Charile Chaplin e sua família. Ficaram em um hotel e gostaram tanto que voltaram por mais de dez anos. Até fizeram uma estátua em sua homenagem.
Waterville
Estátua de Charlie Chaplin em Waterville
Nossa última parada no Ring of Kerry foi em Cahersiveen, a aproximadamente 18 minutos de Waterville. Estava nos planos irmos em dois lugares, um forte (Cahergal Stone Fort) e um castelo (Ballycarberry Castle), porém o castelo não pareceu muito atrativo e havia uma boa caminhada até o forte, e já estávamos cansados, então desistimos. Inclusive, quando estacionamos próximo ao forte, descobrimos que existem dois fortes, um ao lado do outro, praticamente, mas eu não havia lido em nenhum lugar! O nome é Leacanabuaile Stone Fort. Voltando ao centro da cidade, passamos por mais um prédio interessante, The Old Barracks, que serve de local para exposições, mas também não entramos. A cidade realmente parece muito atraente e vale uma visita novamente!
Leacanabuaile Stone Fort
Cahergal Stone Fort
Aproveitamos para abastecer o carro em Cahersiveen, comer algo e esticar as pernas, pois teríamos mais 3 horas e meia de estrada até Galway!

E assim acabou o passeio. É muita coisa pra visitar em tão pouco tempo. Definitivamente, ter pelo menos mais um dia seria ideal para ver tudo com mais calma. Às vezes, tínhamos que abrir mão de ir em um local para ir a outro, por ter tão pouco tempo. Quem sabe, um dia, vamos novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário