sábado, 4 de fevereiro de 2017

Viagem para a Irlanda do Norte (dia 2)

Iniciamos o domingo (22/01) após um bom café da manhã, deixamos nossa acomodação e seguimos adiante. Se você ainda não leu como foi o primeiro dia, clique aqui

Primeira parada foi a uma hora de viagem, em Ballymoney, num lugar chamado The Dark Hedges. Hedges ("sebes", em português) são um conjunto de árvores ou arbustos plantados de forma a parecerem uma barreira ou muro, delimitando uma área. Pela foto vai dar para entender o motivo do nome:
The Dark Hedges
Estava cheio de carros e ônibus com turistas batendo fotos. O motivo? O local ficou muito conhecido após ter aparecido na segunda temporada da série Game of Thrones, da HBO. A estrada é King's Road, por onde Arya, disfarçada de menino, e mais alguns rapazes que se juntarão à Patrulha da Noite viajam de carroça, rumo ao norte.
Placa no local explicando sobre a cena
Em toda a Irlanda do Norte existem várias paisagens e construções que foram usadas nas gravações da série, inclusive existem empresas de turismo que fazem pacotes que passam por todas as locações. Maiores informações sobre os locais, clique aqui.

A quinze minutos de carro está nossa próxima parada: Carrick-a-Rede Rope Bridge. Uma ponte de corda construída em 1755 por pescadores de salmão para acessar uma pequena ilha.
A ponte - ao fundo está o caminho por onde viemos
Pagamos £5.90 na entrada. Estava bem cheio para um dia frio e nublado, e só permitem que oito pessoas passem ao mesmo tempo na ponte, portanto tivemos pouco tempo para bater fotos passando na ponte. Porém, tivemos tempo de sobra para apreciar as paisagens.
Vista da ilha para a Causeway Coast
Alguns poucos minutos dirigindo e chegamos a Giant's Causeway (Calçada dos Gigantes, como é conhecida no Brasil). Uma formação rochosa única, causada por erupções vulcânicas ocorridas há milhões de anos. É espetacular de se ver! O ingresso custou £9, e você pode ir andando os 800 metros de descida que separam o Centro de Visitantes da atração, ou pegar um ônibus ao custo de £1. Há outras trilhas disponíveis para fazer nos arredores, e no mapa que recebemos na entrada é avisado do grau de dificuldade de cada uma.
As pedras do Giant's Causeway
Almoçamos e seguimos viagem. Nosso próximo destino foi Derry (oficialmente denominada Londonderry), a segunda maior cidade da Irlanda do Norte e a quarta maior da ilha. A parte alta da cidade é conhecida pelos seus muros ainda intactos (Derry City Walls), que formam uma passarela pela qual é possível conhecer boa parte do centro.
Canhões expostos na passarela e os muros ao fundo
Dali do alto se veem várias fachadas com pinturas, ilustrando principalmente os diversos conflitos ocorridos entre protestantes e católicos na segunda metade do século XX.
Algumas das pinturas das fachadas em Derry
Descendo a passarela e seguindo pela Bishop Street, encontramos uma pequena praça com um monumento erguido em homenagem a todas as pessoas da cidade que serviram ao Exército Britânico na Primeira Guerra Mundial, chamado Diamond War Memorial
Diamond War Memorial
Partindo da praça em direção à esquerda e descendo a Fahan Street, ali próximo, está outro monumento: Bloody Sunday Memorial. O Bloody Sunday, ou Domingo Sangrento, aconteceu em 30 de janeiro de 1972, quando 26 civis desarmados que estavam participando de um protesto pacífico foram alvejados pelo Exército Britânico. Quatorze deles vieram a falecer, e seus nomes estão gravados nesse memorial.
Bloody Sunday Memorial
Jantamos em um restaurante e fomos para a acomodação reservada pelo AirBnb, que fica na cidade de Carrigans, condado de Donegal, Irlanda. Derry fica próximo à fronteira, portanto, foi um trajeto de apenas 15 minutos até a casa. Na manhã seguinte, retornamos para Galway.