quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Viagem para a Irlanda do Norte (dia 1)

Aproveitando que teríamos folga prolongada no trabalho no fim-de-semana, decidimos fazer uma pequena viagem até a Irlanda do Norte. 

Alugamos um carro e partimos no sábado, dia 21, pela manhã, em direção à capital, Belfast. Com algumas paradas para banheiro e comer, a viagem durou umas 4 horas. Pegamos três pedágios. 

Chegando em Belfast, fomos deixar nossas coisas na acomodação. Alugamos através do AirBnb, a casa fica a uns 15 minutos do centro da cidade, então saiu bem em conta. 

Como a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, o sistema métrico não é utilizado. Atravessando a fronteira você já vai se deparar com placas de trânsito em milhas (miles) e jardas (yards). Sabendo fazer a conversão, que é fácil, você se acostuma logo.

Além disso, a moeda é a Libra Esterlina. Se você tem cartão de banco emitido na Irlanda (Bank of Ireland, AIB, Ulster Bank, etc.), não há necessidade de sacar em Euro e fazer o câmbio no país vizinho. Você pode sacar Libras em qualquer caixa eletrônico, as taxas variam de acordo com o seu banco. Claro que é melhor sacar um valor estimando o quanto irá gastar do que sacar pequenas quantias, para pagar menos taxas. Além disso, é possível usar o cartão na modalidade débito em qualquer estabelecimento; o valor aparece em Libras na hora do pagamento, e no seu extrato bancário aparece o valor deduzido cobrado em Euros.

Dinheiro sacado, fomos conhecer o centro da cidade. Decidimos deixar o carro estacionado próximo ao centro e ir conhecendo os lugares a pé. Infelizmente agora no inverno, escurece muito cedo, por isso pelas fotos parece tarde da noite. E também era sábado, e assim como na Irlanda, muitas lojas fecham 18h. O Museu do Titanic, no inverno, fecha às 17h (última entrada é às 15:15h), e as feiras (Smithfield Market e St. George's Market) que queríamos visitar já estava com a maioria das lojas fechadas quando chegamos.

Belfast tem cara de cidade grande assim como Dublin, e o contraste entre o moderno e o antigo é bem forte. Porém, no centro, você vai ver vários prédios antigos e muito bonitos. A Prefeitura (City Hall) é muito linda, toda em arquitetura neobarroca. Sua construção iniciou em 1898 e terminou em 1906 e é possível visitar algumas partes internas do prédio em certos horários. Fica na Donegall Square, e em seus arredores encontramos outros prédios antigos esplêndidos.
Belfast City Hall
Spirit of Belfast - escultura de aço localizada na Arthur Square 
Depois de andar bastante e passar muito frio, estávamos bem cansados e decidimos que iríamos jantar em casa mesmo, então compramos umas pizzas e bebida num Tesco Express próximo ao local em que estacionamos. O morador do apartamento alugado não estava em casa, e como tínhamos a liberdade de usar toda a casa (exceto o quarto dele, é claro), pudemos usar a cozinha e também assistir um filme na sala.

Um aspecto negativo é que os norte-irlandeses, ao menos os de Belfast, me pareceram mais impacientes e mal-educados no trânsito. Os motoristas buzinam bastante, e os pedestres se jogam na sua frente, mesmo que o sinal esteja fechado para eles ou até quando não é permitido atravessar.

Esse foi o primeiro dia na Irlanda do Norte, no próximo post contarei como foi o segundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário