quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

10 características dos banheiros irlandeses

Já parou pra pensar como coisas simples, como um banheiro, podem ser tão diferentes de um país para outro? Hoje vamos listar quais são as 10 principais características que encontramos nos banheiros da Irlanda, que os fazem ser muito diferentes do Brasil!

1) Iluminação
A primeira coisa que você vai reparar ao entrar no banheiro é, como acender a luz? Pois volte para o lado de fora. O interruptor estará lá! Dizem que é por motivo de segurança, para evitar choques. Acho estranho, pois vai ter fiação elétrica passando pelas paredes de qualquer maneira. 
2) Tomadas
Também não há tomadas, pelo mesmo motivo. Há apenas uma para barbeadores elétricos, numa lâmpada acima do espelho. Essa tomada só permite uso de plugue 2 pinos, diferente das tomadas padrão Irlanda/Reino Unido (3 pinos), mas não se preocupe: tanto os barbeadores elétricos comprados aqui quanto os adaptadores para os de outros países são de 2 pinos.
3) Lixeira
Terminei o serviço, e agora, onde jogo o papel higiênico? Cadê o lixeiro? Bom, pode até ter lixeira no banheiro, mas não para isso. Papel higiênico vai descarga abaixo! Todo e qualquer outro material é jogado no lixeiro. Sinceramente, é nojento de se pensar que no Brasil deixamos nossos resíduos do lado da privada muitas vezes uma semana inteira...
4) Aquecimento
Todos os cômodos da casa possuem aquecimento, e o banheiro não é deixado de fora. É uma maravilha o banheiro estar quentinho num dia de inverno! Só tome cuidado para abrir a janela para ventilar de vez em quando, pois é um lugar muito úmido e pode criar mofo facilmente. Em algumas casas, para secar as toalhas, as pessoas instalam uma espécie de varal acima ou próximo ao aquecedor.
5) Ventilação mecânica
Banheiros sem janelas devem possuir ventilação mecânica, também a fim de não criar umidade. Alguns são ativados ao acender a lâmpada e outros possuem um interruptor próprio. Já vi banheiros com ambos (janela e ventilação), mas o aqui de casa só tem janela mesmo. 
6) Janela grande
Quando há janelas, geralmente são grandes, com abertura na parte superior e um vidro trabalhado que não garante 100% de transparência, mas a janela do seu banheiro vai ficar a uma certa distância do seu vizinho, então sem preocupações!
7) Chuveiro
Seja elétrico ou aquecido por boiler, em sua maioria são uma ducha pendurada no alto que pode ser removida para uso como chuveirinho. O bom é poder regular a temperatura da água a qualquer momento!
8) Banheira
Muitas casas tem banheira, e você pode tomar banho das duas formas: enchendo a banheira ou em pé dentro dela, com o chuveiro. Eu não gosto muito, pois são mais baixos que os boxes normais e perigosamente escorregadios. Sem contar que a cortina/box é pequena (quando existe), então prepare-se para muitos respingos no chão.
9) Box
Quando não há banheira, o chuveiro geralmente é apertado. Não há um dia que eu não bata o cotovelo ou o joelho tentando me mexer.
10) Torneiras
A pia possui duas torneiras, uma para água quente, outra para água fria. Diferente da cozinha, aonde temos uma única torneira com dois registros separados, dando a opção de misturar a água até ficar do jeito ideal, no banheiro é oito ou oitenta. A não ser que você fique intercalando as mãos, ou então compre uma engenhoca que mistura. Em banheiros novos já tem os registros separados (ou uma alavanca), mas demorou muito tempo para se ligarem que não tem cabimento nenhum, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário