quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Passeio em Dublin (dia 1)

No último final de semana fomos para Dublin, a capital da Irlanda, a 200km de Galway. É estranho de se pensar, que estamos cruzando o país numa linha oeste-leste, enquanto no Brasil com essa mesma distância estaria apenas viajando dentro do meu próprio estado. Para vocês verem como a Irlanda é pequena!

Saímos bem cedo no sábado de manhã, pegamos o trem na estação de Galway (Ceannt Station). Já tínhamos comprado as passagens no dia anterior, pelo site, e conseguimos reservar assentos, o que foi muito bom, pois mesmo sendo cedo tinha bastante gente, assim não corremos o risco de termos que sentar em lugares ruins ou mesmo ficarmos separados. Foram aproximadamente 2 horas e 15 minutos de viagem.

Descemos na Heuston Station em Dublin, que fica razoavelmente perto do centro, fomos a pé ao primeiro destino, o museu Dublinia. Esse museu mostra como foi a invasão Viking e como era viver na época medieval. Pagamos ‎€8.50* em cada ingresso. No andar térreo, vemos como foi a invasão e permanência dos vikings na Irlanda, seus costumes, roupas, moradias, armas. É possível escrever seu nome nas runas. Em todos os lugares há pontos com áudios explicativos, precisando apenas pressionar um botão e selecionar o idioma desejado.
Mural sobre a época dos Vikings
A época medieval é retratada no primeiro andar. Aprendemos como as doenças eram tratadas, o que o povo comia, como eram as casas, como se puniam os infratores, praticamente todos os hábitos da época. Muitas partes são interativas, onde pode-se, por exemplo, colocar a mão em buracos e tentar descobrir qual o produto (lã, grãos, etc.), ou até mesmo abrir gavetas de especiarias e adivinhar pelo cheiro quais estão expostas.
Réplica de navio mercante do período medieval
O segundo andar é dedicado à arqueologia. São mostrados quais instrumentos os arqueólogos usam para escavar, limpar, constatar a idade dos objetos. Até mesmo um esqueleto completo de uma mulher da época medieval está exposto. Mais uma vez, temos interação, podemos manipular lupas, medidores de radiação, responder perguntas em telas sensíveis ao toque. Vemos mapas de diferentes épocas e ouvimos como soa o inglês antigo, o latim, o francês, o gaélico. Infelizmente não podemos bater fotos, devido aos itens serem originais e muito antigos.

Ao final da exposição, tem uma loja de lembranças e acesso a uma torre com escadaria de 96 degraus, a St. Michael's Tower. Lá do alto é possível ver toda Dublin.

Saindo do museu fomos pegar o DART para nossa acomodação na Tara Street Station. O DART (Dublin Area Rapid Transit) é um metrô de superfície, digamos assim, que abrange o norte de Dublin até o condado de Wicklow, mais ao sul. É rápido, tem muitos horários e você paga de acordo com quanto vai andar (quando mais longe seu destino, mais caro). Pagamos ‎€2.20 por pessoa numa passagem de ida e volta, e o percurso demorou uns 7 minutos. Pegamos a chave, deixamos nossas coisas e já retornamos ao centro de Dublin. Almoçamos, andamos pela região até chegarmos perto do famoso Spire, que fica na O'Connell Street.
The Spire, visto da Henry Street
Atravessamos a ponte e fomos ao Trinity College, uma universidade fundada em 1592, visitar especificamente o prédio chamado The Old Library, construído no século XVIII, que abriga o Book of Kells e The Long Room. Pagamos ‎€11 em cada ingresso.
Vista do pátio interno da Trinity College
Book of Kells é um livro ricamente decorado do século IX, que contém os quatro evangelhos escritos em latim. Já foi roubado, resgatado, salvo de incêndios, até ser trazido para o Trinity College no século XVII, de onde saiu pouquíssimas vezes. Na sala de exposições, várias gravuras contam como foi o processo de confecção, escrita, correção, encadernação. Existem também outros livros semelhantes expostos, tão antigos quanto. Não é permitido bater fotos, mas é fácil de encontrar imagens na internet. Quem quiser ter uma ideia como é a visitação, na página da universidade tem um vídeo: https://www.tcd.ie/visitors/book-of-kells/

Subindo ao primeiro andar visitamos The Long Room, uma biblioteca construída no século XVIII e que conta com mais de 200 mil exemplares de livros, bem como bustos de personagens importantes da Literatura, Filosofia e outros campos. É bem escuro lá, pois além de já estar anoitecendo na hora da visita, toda a iluminação é fraca, para não danificar os livros, pois são muito antigos mesmo! Lá encontra-se também uma cópia da Declaração da República e a harpa mais antiga da Irlanda.
The Long Room
Esse foi nosso primeiro dia, seguido de uma pint no Temple Bar e ir dormir na acomodação, pois tínhamos mais um dia inteiro pela frente! No próximo post vamos contar sobre o segundo dia!

*Todos os preços listados são para ingressos e passagens para adultos, se você é estudante o preço é menor.