domingo, 24 de julho de 2016

Cliffs of Moher, The Burren e região

Nesse fim-de-semana fizemos um passeio com a Galway Tour Company (recomendo muito, motorista atencioso, ônibus confortável, preço justo). Saímos rumo ao sudoeste às 10h da manhã da Galway Coach Station, o motorista sempre falando o nome dos lugares que passávamos, a história do lugar, e até mesmo o significado dos nomes em irlandês, entre outras curiosidades.

A primeira parada foi em Dunguaire Castle, na cidade de Kinvara, condado de Galway. Como só tínhamos 15 minutos e estava chuviscando, tiramos algumas fotos da parte externa e voltamos, mas quem for para lá com tempo, dá para visitar o castelo pagando € 6 para entrar, e também tem um banquete medieval no jantar. O castelo foi construído em 1520 pelo clã O'Hynes e fica no início da baía de Galway, no alto de uma formação rochosa.
Dunguaire Castle
De repente a paisagem muda. Aquelas montanhas que se viam ao longe, ficam com uma coloração arroxeada, cinza. Afinal, não são árvores nas montanhas, mas pedras! Na divisa dos condados de Galway e Clare, conhecemos The Burren (do irlandês Boireann, terra rochosa). É um acidente geográfico de 300 milhões de anos e 250km² de área, composto por placas de calcário divididas pela erosão do solo, e entre suas fissuras crescem vários tipos de vegetação. O The Burren National Park é um dois seis parques nacionais da Irlanda e percorre várias cidades.
The Burren visto de perto
Paramos na cidade de Ballyvaughan, que está localizada dentro do The Burren, para ver a Poulnabrone Dolmen, uma espécie de tumba usada em rituais que estima-se ter sido construída entre 4200 a 2900 a.C.
Poulnabrone Dolmen
Seguimos adiante, passando por Lisdoonvarna, um vilarejo de 800 habitantes conhecido por um festival que ocorre todo ano entre os meses de setembro a outubro, o Matchmaking Festival, onde você pode encontrar sua alma gêmea!

A próxima parada foi na cidade de Kilfenora, por 15 minutos, para conhecer a antiga catedral, cuja construção atual foi feita entre 1189 a 1200 (antes, tinha sido queimada e derrubada várias vezes).
Kilfenora Cathedral
A pausa para o almoço foi em Doolin, cidade litorânea aos pés dos Cliffs. O ônibus parou em uma rua com vários comércios, pubs e restaurantes, e escolhemos o Gus O'Connors, aonde eu (Débora) pedi Fish and Chips (peixe com batatas fritas) e o Fabio pediu o hambúrguer da casa com bacon, acompanhado também de batatas fritas. Depois de andar pelas lojas de lembranças e doces, descansamos uns minutos no ônibus e seguimos viagem.

E chegamos a Liscannor, aonde ficam os Cliffs of Moher! Cliffs = penhascos, Moher, do irlandês Mhothair = forte em ruínas, relativo a um antigo forte existente no local, destruído durante uma guerra.
Monumento na entrada dos Cliffs of Moher
Cenas do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe foram gravadas lá. São 8km de extensão, cujo ponto mais alto fica a 214 metros. Tivemos 1 hora e 45 minutos para explorar. Parece bastante, mas não é! Infelizmente você escolhe um dos lados para visitar, é impossível conhecer tudo. Com certeza irei voltar de carro para ver tudo com calma!

Pegamos um dia um pouco nublado, mas dá pra ver as Aran Islands (islands = ilhas) que ficam na baía de Galway. Em um dia limpo é possível ver as montanhas de Connemara!
Aran Islands ao longe
Também há a O'Brien's Tower, uma torre construída em 1835 para observar o local, ao custo de € 1 por criança e € 2 por adulto.
O'Brien's Tower
Na subida, perto do estacionamento para ônibus, estão as lojas, banheiros e restaurantes.
Já eram 16h, hora de voltar pra casa. Fizemos uma última parada a apenas alguns quilômetros dos Cliffs, mas foi super rápido.
Última parada, um lugar conhecido como Baby Cliffs (localização exata desconhecida)
O ônibus foi contornando a costa; você olha à sua esquerda, tem o mar contornado por pedras, e à direita, os paredões do The Burren, e às vezes umas casas, ruínas e cemitérios. Passamos por um trecho aonde o mar tem faixa de areia e é muito procurado por surfistas e aqueles que desejam ter aulas de surfe, no vilarejo de Fanore. Não tenho fotos dessa parte, pois ficava à nossa esquerda e estávamos sentado do lado direito no ônibus, e era difícil conseguir fotos sem reflexo das janelas ou pessoas aparecendo.

Chegamos em Galway pelas 18h. Recomendo o passeio a qualquer um que venha conhecer Galway ou a região oeste em geral. Foi o nosso primeiro passeio por aqui e estou ansiosa pelo próximo!