domingo, 29 de maio de 2016

O que levar (ou não) na mala

Essa coisa de fazer mala é bem pessoal. Apesar de tantas dicas, no fim, você sempre vai fazer do seu jeito! Não vou me estender muito em dicas de como organizar mala, já existem tantos blogs falando sobre isso, portanto deixo aqui os sites que eu acessei na época da mudança:


E também, nós viemos pra morar, não é o mesmo que fazer uma mala pra uma viagem de um mês... é levar tudo que você não quer deixar pra trás, pois não sabe quando vai voltar ao Brasil!

Bom, seja para morar ou estudar, é bem válido trazer o que você já tem. Não compre nada no Brasil, deixe para comprar na Irlanda, pois é mais barato (salvo exceções, como você verá adiante).

É importante também verificar antecipadamente com a companhia aérea os produtos permitidos e proibidos, assim você evita de ter suas coisas jogadas fora ou até mesmo pagar multa! Remédios controlados devem ter a receita traduzida para o inglês. Quanto a dinheiro, recomendo fazer um travel money card em uma casa de câmbio ou agência de turismo, imprimir um extrato para comprovar a quantia e trazer uma pequena quantia em dinheiro apenas, e se possível, divida entre a carteira e uma "doleira" (espécie de pochete bem fina usada por baixo da roupa).

Exemplo de travel money card
Modelo de doleira
Abaixo, listo o que eu recomendo trazer ou não, mas tudo depende do estilo de vida da pessoa, e principalmente, aonde você vai ficar quando chegar. Sempre se informe no hostel/ acomodação estudantil/ host family o que eles dispõem (e se terá algum custo adicional).

Coisas que recomendo trazer:
1) Tem poucos lugares que vendem chinelos de dedo de boa qualidade - a não ser que você esteja disposto a comprar um par de marca genérica com pouca durabilidade. Mesmo que você só vá usar em casa, depois de sair do banho e tal, é bastante útil.
2) Aqui tem dias quentes sim, não muitos e não tão quente quanto no Brasil, mas você vai acabar usando algumas (poucas) peças de roupas de verão: uma bermuda, um shorts, uma regata... claro que se não quiser trazer, tem como comprar aqui, mas só na primavera/verão.
3) Você vai andar muito, é importante ter um bom par de calçados confortáveis, como tênis, para o dia-a-dia. Botas de salto baixo, estilo montaria, além de ideais para o frio, não cansam os pés.
4) Um par de pantufas é baratinho, mas se você pensa em usar imediatamente quando chegar, não vai querer sair de casa só pra comprar.
5) Uma toalha de banho pra poder tomar aquele banho depois de horas de voo.
6) Uma toalha de rosto para uso individual.
7) Eletrônicos como laptop, tablet, celular, câmera digital: traga o que você tem, pois aqui não é tão barato quanto em outros países da Europa. Celular tem que ser desbloqueado para usar os chips das operadoras daqui. Lembrando que a voltagem aqui é 220v!
8) Se você só usa barbeador elétrico e já tem um, pode trazer, pois é caro.
9) Para quem for chegar fora do inverno e acha que vai passar frio, traga acessórios de inverno, como luvas, meias grossas, touca, cachecol. O corpo humano perde muito calor pelas extremidades, e aqui venta bastante! No outono/inverno tem bastante opções nas lojas, dá pra comprar mais alguns.
10) O mesmo vale para algumas roupas de inverno, como casacos de moletom e blusas de lã ou fio. Traga um casaco mais grosso consigo no voo, assim você evita o choque térmico ao desembarcar. 
11) Traga alguns medicamentos para o início, como remédios para dor de cabeça, gripe, enjoo (se você costuma sofrer disso em viagens). Depois você compra nas farmácias daqui. Por mais que os produtos tenham nomes próprios, a composição é sempre a mesma, é só traduzir (por exemplo, Tylenol é o nome, Paracetamol é o composto). Alguns curativos (tipo band-aid) também. Preservativos são caros, traga vários, pois não ocupam muito espaço. Tome cuidado com o armazenamento para não furar ou rasgar! Ah, anticoncepcional aqui, só com receita médica!
12) Uma nécessaire com itens em tamanho para viagem. Encontra em qualquer farmácia ou supermercado as versões míni, ou até mesmo frascos transparentes, para colocar o conteúdo você mesmo. É bom para o início, pois não ocupa muito espaço. Depois dá pra comprar tudo em tamanho normal. 


Coisas que recomendo comprar aqui:
1) Roupa de cama, travesseiro, edredom: primeiro, porque ocupa muito espaço; segundo, porque a roupa de cama do Brasil pode não servir nas camas daqui. Sempre tem gente voltando pro Brasil e vendendo nos grupos do Facebook, e também, é barato nas lojas. Edredom aqui é sem capa, você compra à parte (os jogos de cama geralmente compõem fronha, lençol de elástico e capa de edredom), a vantagem é que é mais fácil para lavar. Quanto ao edredom é importante se atentar ao quão quente ele é. A unidade de medida térmica é o Tog. Não adianta comprar o mais leve (4.5 tog) se você vai chegar no auge do inverno, nem comprar um super quente (13.5 ou 15 tog) para os dias mais amenos.
2) Adaptadores são caros nos aeroportos, se puder compre aqui, você acha por 1.50.
3) Secador de cabelo é barato, só traga se for portátil, caso contrário vai ocupar muito espaço na mala.
4) Maquiagem, traga só o que tiver, pois é barato e fácil achar marcas consagradas.
5) Roupas de inverno, como mencionei acima, traga o que tiver e deixe para comprar aqui peças grossas e impermeáveis, pois são caras no Brasil e ocupam muito espaço na mala. Dá pra investir numa boa jaqueta à prova de chuva e vento por aqui, isso é muito importante! Também existem roupas térmicas para usar como segunda pele que ajudam a segurar mais o frio. Sempre rola umas promoções muito boas no final da estação e também no dia 26 de Dezembro (o Boxing Day).

Coisas que eu não trouxe e não me fizeram falta, vai do critério de cada um:
1) Sapatos de salto alto: se você for a baladeira e usar todo fim-de-semana.
2) Trajes de banho/artigos de praia: a não ser que você esteja planejando ir em breve para algum lugar litorâneo de muito calor (A Irlanda é uma ilha, ou seja, cercada de praias, mas não vá pensar que é quente como o Brasil). Dá pra comprar baratinho na Penneys biquínis, saída de praia, mas também, só na primavera/verão.
3) Roupa social/formal: algumas pessoas recomendam trazer, vai muito do seu estilo. Se você realmente precisar, como por exemplo, para uma entrevista de emprego, dá pra comprar uma camisa e uma calça que não vai sair caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário