quarta-feira, 18 de maio de 2016

A saga do Stamp 4 EUFAM

(Primeiramente, gostaríamos de deixar bem claro que cada caso é um caso, para alguns pedem mais ou menos documentos. E o nosso visto demorou, mas a média de espera é de seis meses, sendo que já ouvimos casos de pessoas que conseguiram em menos tempo).



Se tem uma coisa que foi difícil pra nós tirarmos foi o visto do Fabio.

Para entrar na Irlanda, se você não for cidadão europeu, precisa de visto (Stamp) - maiores informações sobre os tipos de visto visite este site aqui. No caso do Fabio, ele estava tentando um visto Stamp 4 EUFAM - concedido ao familiar de cidadão europeu (eu tenho dupla cidadania - brasileira/italiana) - que tem uma duração bem maior do que os vistos de estudante ou trabalho.

O INIS - Irish Naturalisation and Immigration Service é o órgão responsável pela concessão desses vistos, e, devido a alta demanda por vistos, muitos deles oriundos de uniões arranjadas com cidadãos europeus, está fechando o cerco, pedindo muitos documentos mesmo, muitos destes que só se conseguem depois de um tempo aqui.

A história começa assim: nós chegamos em Maio de 2015 na Irlanda. Tínhamos os passaportes, certidão de casamento original e traduzida para o inglês e uma declaração autenticada em cartório, dizendo há quanto tempo estávamos juntos e o que tínhamos adquirido em conjunto no Brasil (também traduzida para o inglês). Precisávamos de comprovantes de residência em ambos os nomes. Eu precisava achar um emprego em tempo integral, provando assim que conseguiria "sustentar" meu cônjuge enquanto aguardava pelo visto. Inicialmente o Fabio ganhou um visto de 3 meses tipo 3 (Stamp 3), ou seja, durante esses três meses ele seria como um turista, não poderia exercer atividade remunerada.

Nos primeiros meses moramos em um apartamento com um polonês. O rapaz já estava ali há tempos e não deixava transferir nenhuma conta da casa para nossos nomes. E eu, apesar de procurar incansavelmente, não consegui emprego.

Em agosto de 2015 nos mudamos para uma casa que vimos em um anúncio. Como conseguimos, sem referências do antigo landlord, não sei até hoje. Pagamos o depósito e o aluguel e ele nos aceitou. A casa tinha 4 quartos, então conseguimos mais pessoas para dividir. Contratamos internet e colocamos a conta no meu nome e mudamos a de energia para o nome do Fabio. Nessa época começaram a surgir faxinas para fazer, mas eu ainda não tinha emprego fixo. Com as primeiras faturas em mãos, enviamos ao INIS o formulário de solicitação EU1, nossos passaportes, carta assinada pelo landlord, extrato do nosso cartão com o dinheiro que trouxemos do Brasil. Preenchemos o formulário alegando que tínhamos condição de nos sustentarmos. [Obs: quando aplicamos, tivemos que mandar os documentos originais, mas de uns meses pra cá eles exigem apenas cópias coloridas - você encontra todas as explicações e os documentos necessários aqui.]


Em dois meses o pessoal do INIS nos respondeu, solicitando mais documentos. Disseram que eu teria que contratar um seguro-saúde. Pediram o número do meu PPS (inscrição na seguridade social) e também o número do registro da casa no PRTB (órgão que regulamenta os direitos e deveres de landlords e locatários). Na carta dizia que eles tinham até fevereiro de 2016 para tomar uma decisão final, e que, se no decorrer desse tempo, alguma mudança acontecesse (de endereço, situação financeira, etc.) era para entrarmos em contato.

Eu não tinha o PPS ainda, pois o Department of Social Protection, que dá esse documento, alega que, para conseguir, você tem que ter uma proposta de trabalho.

Nesse meio tempo eu tinha conseguido um trabalho de babá, 40 horas por semana, porém não registrado (informal, se é que me entendem), mesmo assim, pedi para a mãe das crianças assinar uma declaração de que eu trabalhava na casa dela e quanto recebia semanalmente. Em novembro de 2015 enviamos nova carta para o INIS, com essa declaração, a carta do seguro-saúde e o número do registro da residência no PRTB.

Depois dessa carta, nenhum contato foi feito por parte deles. Nós enviamos nova carta em janeiro de 2016, pois eu havia conseguido emprego em período integral em dezembro, portanto, mandamos todas as folhas de pagamento que eu tinha até então, mais um extrato bancário.

Ficamos, então, aguardando até fevereiro, o prazo final, contando que entrariam em contato conosco para dar uma resposta.

Mas fevereiro veio, e foi embora, e nada. Mandamos e-mail, e só nos respondiam que tínhamos que aguardar uma decisão, que ainda não havia sido tomada. Aproveitamos para informar que havíamos nos mudado e que nosso endereço agora era outro.

Até que, num desses e-mails, alguém respondeu dizendo que tínhamos sete dias úteis para enviar os comprovantes de residência nesse novo endereço (em ambos os nomes), mais uma carta assinada pelo meu empregador para comprovar que ainda estava nesse emprego, as últimas folhas de pagamento e o Tax Credit Certificate (certificado emitido pelo Revenue - a Receita Federal daqui - informando quais taxas eu havia pago em 2015 quando comecei a trabalhar).

As folhas de pagamento, a conta de internet em meu nome e o Tax Credit Certificate já tínhamos em mãos. Pedi no meu trabalho a carta e no dia seguinte me mandaram por e-mail. Faltava apenas a conta em nome do Fabio. Pedimos ao nosso novo landlord se podíamos mudar a energia para o nome dele, e assim fizemos. Como a fatura de energia demora pra vir (a cada dois meses), tiramos uma captura de tela (printscreen) da página da internet aonde consta os dados da fatura em nome do Fabio.

Então, pela terceira vez, mandamos os documentos, numa sexta-feira. Dessa vez tiramos também um printscreen da conversa por e-mail, apenas para mostrar que mandamos o que pediram da última vez, dentro do prazo solicitado.

Como sempre mandamos por carta registrada, aguardamos uns dias pra checar se realmente receberam. Na terça-feira olhamos e a carta chegou na segunda-feira.

Na quinta-feira eu estava indo trabalhar e tinha algo para nós na caixa de correio. Era um aviso de tentativa de entrega de correspondência, como era registrada, alguém precisava assinar, mas não tinha ninguém em casa no horário. No aviso pedia para o Fabio ir na Central dos correios para retirar a carta. Ele foi, e para nossa surpresa, era uma carta do INIS, dessa vez muito rápido! E na carta dizia que o visto dele foi concedido!

Ficamos muito felizes e aliviados, afinal, depois de quase um ano aqui, finalmente ele pode solicitar documentos em nome dele e procurar emprego formal! Na semana seguinte, fomos ao escritório de imigração aqui em Galway e nos disseram que teríamos que aguardar até que eles também recebessem uma carta do INIS, o que poderia levar de duas a três semanas... a oficial que nos atendeu já fez um "pré-cadastro": tirou foto e as digitais do Fabio. Ficamos ligando durante duas semanas para saber da carta, mas nunca atendiam o telefone. Na semana seguinte, numa segunda-feira, o Fabio acabou indo até o escritório e o oficial disse que a carta tinha chegado. Na terça-feira voltamos os dois com os passaportes, o oficial carimbou o passaporte do Fabio, deu várias explicações de como será daqui em diante, e disse para ele voltar dentro de uma semana para retirar o GNIB (o cartão de imigrante).

Então, o Fabio retornou na outra semana, e, agora sim, com o GNIB em mãos, válido por 5 anos!


Esse casal também relatou a saga deles, foi um pouco parecido com o nosso caso, vale a leitura: http://mundoa2.com/imigracao-na-irlanda-stamp-4-eufam/.

[Nota: o correto seria o INIS ter dado ao Fabio um visto temporário de 6 meses assim que aplicamos para o Stamp 4 EUFAM, tempo esse em que eles vão investigar, porém não recebemos! Isso foi uma falha do INIS. Ele ganhou o visto de 3 meses quando entramos no país, e depois disso, ficou sem visto nenhum. Até foi questionado pelo oficial de imigração do escritório de Galway, acho que nem eles tinham se deparado com essa situação.]

[Nota 2:  ficaram com nossa certidão de casamento original desde Novembro de 2015 e só fomos perceber bem depois, quando precisamos de novo dela. Sempre que mandar documentos originais, se atente ao fato de eles devolverem em seguida! Falha do INIS parte 2...]

16 comentários:

  1. Boa noite,
    Estava lendo seu blog achei muito interessante! Fomos em Galway no inicio do mês e achamos uma cidade incrivel!

    Eu moro em Bundoran em Donegal com meu companheiro, gostei bastante, continuem nos informando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudgery, ficamos bem contentes que você tenha gostado do blog e da cidade! Sempre que possível vamos atualizando com mais informações pertinentes.

      Excluir
  2. Olá DéBora! Que saga, nao?! Hehehehehe mas que bom que no fim deu tudo certo! Me diga uma coisa, por favor, então quer dizer que se eu estiver dividindo casa com alguém, como vcs estavam no começo, nao consigo dar entrada no stamp 4?


    Obrigada, Iris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris, pois é, uma saga e tanto!
      Consegue sim, tendo alguma conta em seu nome (água, luz, telefone fixo), ou se seu nome estiver no contrato da casa. Não era nosso caso, por isso não estávamos conseguindo. O rapaz que morava conosco não deixava mudar as contas da casa para nosso nome e também o contrato era por imobiliária e estava somente no nome dele.

      Excluir
  3. Olá, Débora! Que bom que, depois dessa luta, tudo deu certo! Meu marido e eu estamos indo nas mesmas condições.
    Deu problema seu marido ficar sem visto por tanto tempo? Neste meio-tempo, ele ficou estudando?
    Quanto dinheiro você aconselharia levarmos, para este início?
    Obrigada por compartilhar sua experiência!
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid! Como nós tínhamos as cartas do serviço de Imigração, provando que tínhamos aplicado para o visto e tudo mais, não teve problema no ponto de vista legal, porém ele não entrou como turista, no passaporte ficou como "acompanhando cônjuge cidadão da UE". Foi difícil porque ele não podia trabalhar. Se tivesse vindo como estudante, ainda conseguia trabalhar 20h por semana. Nós viemos com pouco mais de 7 mil euros e deu pra sobreviver, digamos assim, pelos seis primeiros meses, mas eu recomendaria pelo menos uns 10 mil euros, pensando em como os aluguéis aumentaram por aqui recentemente.

      Excluir
  4. Entendi... e como foi na imigração ? Ouvimos que era bom passarmos juntos, na fila dos imigrantes (que não possuem cidadania).
    Muito obrigada por compartilhar essas informações; estamos ansiosos para embarcar! E como estão as coisas pra vocês hoje em dia em Galway ? ... O engraçado que estamos indo no mesmo mês que vocês foram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ouvimos muitas coisas sobre a fila da imigração. Decidimos que cada um iria para uma fila. Como a de não-europeus estava bem menor, meu marido foi atendido antes. O oficial perguntou o que ele veio fazer na Irlanda, ele respondeu que veio morar junto com a esposa. O oficial então pediu, e aonde ela está agora? E ele disse, ali na fila dos europeus. O oficial pediu para ele ir me buscar, e fez mais algumas perguntas, mostramos a certidão de casamento original e a traduzida para o inglês. Após carimbar o passaporte dele com um visto temporário, ele nos liberou.

      Excluir
  5. Débora, primeiramente obrigado por compartilhar sua experiência. Toda informação vale ouro quando tomamos a decisão de imigrar. Eu e minha esposa vamos passar por uma experiência exatamente como a sua. Ela tem cidadania Italiana. Eu só não entendi como começa o processo. O EU1 deve ser enviado via carta registrada juntamente aos documentos ou devemos marcar um horário e levar tudo ao INIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O formulário é impresso, você preenche, anexa os documentos e manda por correio para o INIS.

      Excluir
  6. Olá Débora

    Também estou na situação da espera do Stamp 4, mandei faz 6 semanas e ainda não recebi nenhuma notícia, nem o visto temporário. Você disse ali que mandou email pra eles perguntando da situação. Para qual endereço de email você mandou? Nesse caso como você já tinha recebido alguma notificação dá parte deles vc mandou com um número de registro ou apenas com o seu nome? Eu queria mandar email perguntando mas como ainda não recebi nada deles não tenho um número pra informar. Você acha que é possível só pelo meu nome e do meu marido eles acharem alguma informação pra me dar?
    Obrigada,
    Janaína

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína, tudo bem?
      Quando enviamos os documentos pela primeira vez, recebemos uma carta do INIS informando o número do processo. Essa carta demora bastante mesmo, visto que eles analisam muitos casos que chegam diariamente.
      O endereço de e-mail está no site do INIS, é o eutreatyrights@justice.ie. Quando mandamos e-mail, informamos o numero do processo, acredito que sem isso é quase impossível eles saberem de qual caso estamos nos referindo. O e-mail é apenas para algumas dúvidas, não aceitam nenhum tipo de documento faltante ser mandado desta forma.
      Caso pense em mandar, informe o nome dos dois e a data em que foi enviada a carta pelo correio.
      Boa sorte!
      Débora

      Excluir
  7. Ola Debora, tudo bem?

    Uma dúvida que tenho, caso não tenha documentos de agua/luz/etc em nossos nomes, sera que a carta do proprietário do imóvel falando que moramos com ele já é o suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem e com você?
      Já li relatos de pessoas que conseguiram apenas com a carta do landlord, vale a pena tentar. Mande alguma cópia de correspondência do Banco ou do PPS se tiver pra complementar. Os relatos eu li no grupo do Facebook sobre brasileiros morando na Irlanda com cidadania europeia: https://www.facebook.com/groups/980377285306841/

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá Débora, tudo bem?

    Vou tentar te explicar o que está acontecendo comigo, haha.

    Namoro há quase 3 anos e agora em Setembro meu namorado está indo morar em Dublin com work permit e eu gostaria de ir com ele, porem nunca moramos juntos mas ele tem contas no nome dele aqui no Brasil. Caso a gente faça um contrato de união estável (vi que o governo irlandês não aceita isso como uma forma de conseguir o Stamp4) você acredita que teríamos alguma chance de eu conseguir esse visto? Você acha que somente algumas contas ou algum tipo de declaração seriam sufucientes para isso?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem sim e você?

      Seu namorado tem dupla cidadania (europeia)? Pois no caso de work permit acredito que não pode pedir Stamp 4 (pois é dado apenas a cônjuges de cidadão europeu), sugiro se informar certinho se é possível obter algum tipo de visto nessa situação com o INIS - http://inis.gov.ie/en/INIS/Pages/contact-visas

      E, se for o caso mesmo de pedir Stamp 4, eles aceitam sim a declaração de união estável, que eles chamam de De Facto Relationship. Porém eles vão analisar provas e documentos, e podem dar uma resposta negativa, portanto é bom se informar se você tem tudo certinho: http://inis.gov.ie/en/INIS/Pages/De%20Facto%20Relationships

      Espero ter ajudado!
      Débora

      Excluir